terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Monte Alegre e suas lições !



A 34 km de Natal está a pequena Monte Alegre, uma cidade que começou a existir a partir de atividades agrícolas e pecuárias realizadas na região, onde através dessas atividades se destacava o comerciante Antônio Miranda, proprietário de um engenho de cana de açúcar que produzia rapadura e aguardente. Como esse distinto senhor não se preocupava com os resíduos da cana, ele espalhava os bagaços restantes das moagens pelos arredores da região e graças a essa atitude do dono de engenho o povoado recebeu na época (séc. XIX) o nome de Bagaço. Já no final desse século começou a ser chamado Monte Alegre e continuou crescendo, até que no ano de 1905 a Igreja Católica foi construída, como também algumas moradias e uma escola. Em 1938 Monte Alegre passou a ser distrito de São José de Mipibu, já em 1943 passou a ter o nome de Quirambu, mas foi por pouco tempo, pois em 1948 voltou a se chamar Monte Alegre e depois de 5 anos, em 1953, Monte Alegre se desmembrou de São José de Mipibu e tornou-se Município.



Esse breve texto é um resumo da história da cidade de Monte Alegre, cidade bastante acolhedora e tranqüila, com um aspecto ainda ‘interiorano’. Eu visitei essa cidade esse final de semana, estive lá durante 5 dias e gostei muito da viagem, diga-se de passagem, eu estava otimamente acompanhado, mas o que mais gostei foram dos ensinamentos oferecidos pela vida enquanto estive lá. Eu já ouvi falar que o amor estaria sempre do lado da loucura, já ouvi falar também que o amor e o ódio eram irmãos, mas de tantas metáforas sobre o amor uma se encaixou perfeitamente nessa minha viagem: “O amor está no coração de quem sente”; só nós que amamos podemos realmente entender sobre esse sentimento tão complicado e ao mesmo tempo tão desejado, digo isso pois me vi em uma situação onde eu teria escolhas a fazer, e foi alguém muito especial que me ajudou a decidir, me ensinou que o importante não é o que os olhos dos outros enxergam, mas o que realmente importa é o amor que o coração da gente sente. Temos que ser fortes, agüentar que apontem nossos defeitos, receber críticas, porque isso só vai servir pro nosso aprendizado. E tem outra coisa também que eu queria destacar aqui como “lição” da viagem, é justamente sobre as pessoas serem fechadas, serem sérias, serem desconfiadas, muitas vezes (na maioria das vezes, pra falar a verdade) as pessoas são assim ‘caladonas’ porque sofreram decepções com essa tal humanidade, porque pra gente se abrir, ser extrovertido, ser amigável, a gente precisa primeiro confiar nas pessoas, coisa que tá difícil hoje em dia, com tanta gente falsa no mundo, porque eu não vou me entregar pra qualquer um, não vou sorrir a toa pra alguém que talvez nem quisesse um sorriso meu, e assim, em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, pra existir amizade tem que haver confiança, por isso não adianta alguém cobrar de mim sorrisos, alegria, simpatia, se por trás dessa cobrança já existir uma opinião formada sobre mim, usando um pouco as figuras de linguagem, é como se eu pedisse pra alguém colocar silicone, mesmo não gostando de seios grandes, então do que adianta eu mudar meu comportamento e ser simpático com alguém, se a opinião da pessoa já está formada e não tem pretensão de ser mudada? Pois é, meus caros, só mudem suas atitudes, seu comportamento, só mude sua vida se for realmente por alguém que mereça essa mudança, e principalmente se a mudança também for beneficiar você!



Mas, tirando essas lições que foram aprendidas de certa forma dolorosamente, a viagem foi ótima, a estadia e hospedagem também, a recepção pelos moradores da cidade também foi maravilhosa, pessoas muito agradáveis (com algumas exceções), não foi a primeira vez que estive em Monte Alegre, e nem espero ter sido a última. Queria agradecer aqui de forma singela as pessoas que me hospedaram e me agüentaram durante esses 5 dias, os familiares da minha namorada, e quero agradecer também a ela por ter me feito o convite pra viajar, por ter passado esses dias ao meu lado me dando carinho e sendo tão atenciosa. E por falar em namorada não posso deixar de agradecer de forma exclusiva, por ela me fazer tão feliz, por está sempre me agradando, está sempre se dispondo a melhorar quando precisa, e por me agüentar também (porque às vezes eu sou irritante), obrigado amor, e aquele alguém especial citado anteriormente no texto se refere a você, que todo dia me ensina um pouquinho mais, que é a cura pra muitos problemas na minha vida, te amo!

Ceará - Mirim, 26 de Janeiro de 2010


Gilberto Alves


Um comentário:

  1. Giba meu querido!
    Estas de parabéns , seu blog da lindo :D
    beijos, Ellen Medeiros

    ResponderExcluir